ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BACURITUBA PARTICIPAM DE SIMULADOS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.

Slide3

Coordenação Pedagógica da SEMED realizou nos dias 21 e 22 de julho de 2017 a aplicação dos simulados da ADAB em todos as escolas da rede municipal de educação de Bacurituba-MA que seguiram os seguintes critérios:

Slide1

  • Foram aplicadas provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
  • As provas do simulado possuem 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de matemática respeitando as competências e habilidades necessárias para cada etapa.
  • Os resultados da ADAB serão divulgados por escola e servirão de base para a discussão dos Conselho de Classe e Coordenação Pedagógica sobre as devidas adequações a serem realizadas nos competentes curriculares e das necessidades educacionais por sala.

Slide5

Este ano o simulado da ADAB tem como alvo principal os alunos da Educação Básica – Ensino Fundamental do 3º, 5º e 9º ano, matriculados na rede municipal de educação de Bacurituba-MA.

Slide6

O objetivo do projeto é avaliar o alcance da meta estipulada pelo PME (Plano Municipal de Educação) que busca desenvolver programas de Avaliação de Desempenho Escolar/Avaliação Institucional, visando a equidade do Sistema Municipal de Educação.

Slide7

Abaixo segue a estimativa do percentual de alunos participantes dos simulado de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino do município de Bacurituba-MA

Ano DISCRIMINAÇÃO QUANTITATIVO DE ALUNOS PARTICIPANTES
2015 ANOS INICIAIS 751
ANOS FINAIS 412
EJA 96
TOTAL 1514

As provas dos simulados da ADAB são elaboradas de acordo com as matrizes curriculares. Observa-se que a META OBSERVADA para o ano de 2015 para a 4ª série ou 5º ano do Ensino Fundamental do município de Bacurituba, foi de 4.8. Já a PROJETADA foi de 4.5. Constatando a melhoria nos indicadores educacionais da referida modalidade

Já na nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Observa-se que a META OBSERVADA para o ano de 2015 para a 8ª série ou 9º ano foi de 4.2 e a PROJETADA foi de 3.3. Esse declive nos indicadores exige da equipe pedagógica do município uma atenção maior no processo de melhoria do ensino e aprendizagem nessa etapa.

No ano de 2016, O quantitativo de alunos matriculados, conforme quadro abaixo, demonstra também o número de participantes do simulados da ABAD. Foram atendidos um quantitativo dos alunos matriculados e com base nos indicadores do IDEB, as aplicações dos simulados deram continuidade ao processo de contribuição da melhoria do processo educativo.

Ano DISCRIMINAÇÃO QUANTITATIVO DE ALUNOS MATRICULADOS / PARTICIPANTES
2016 ANOS INICIAIS 617 alunos
ANOS FINAIS 446 alunos
EJA 82 alunos
TOTAL 1378 alunos

 

Para o ano de 2017, o projeto visa atender o quantitativo de alunos matriculados de forma que todos participem do simulados da ABAD e que as metas projetadas dos indicadores do IDEB para este ano sejam alcançadas que são de 4.8 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e 4.5 para os Anos Finais. Conforme segue abaixo o quadro de matrículas atual para 2017.

Ano DISCRIMINAÇÃO QUANTITATIVO DE ALUNOS MATRICULADOS  / PARTICIPANTES
2017 ANOS INICIAIS 617 alunos
ANOS FINAIS 446 alunos
EJA 82 alunos
TOTAL 1.155 alunos

 

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO SIMULADO DA ADAB – 2017

 

DATA ESCOLA (POLO I e III) TURNO ETAPA Nº SALAS APLICADORES
21/06/2017 U.I. GALDINA SERRÃO MATUTINO 02 Jefferson Cantanhede

Joelma Barros

Maria das Neves

Gestores Escolares

Ag. Administrativos

VESPERTINO 02
E.M. PROFª CAMÉLIA FARIAS DIAS VESPERTINO 02
E.M. HERIQUE DE LA ROQUE  VESPERTINO 01
E.M. MIGUEL ARCÂNGELO MATUTINO 3º e 5º 02
E.M. MAURÍCIO SAMPAIO MATUTINO 01
VESPERTINO 01
E.M. PROTEÇÃO DE JESUS MATUTINO 01
VESPERTINO 01
E.M. FÉ EM DEUS VESPERTINO 3º e 5º 01

 

 

DATA ESCOLA (POLO II) TURNO ETAPA Nº SALAS APLICADORES
22/06/2017 E.M. SÃO BENETIDO MATUTINO 01 Jefferson Cantanhede

Joelma Barros

Maria das Neves

Gestores Escolares

Ag. Administrativos

E.M. EDUARDO SERRA MATUTINO 01
E.M. DEUSDETH CORTEZ VESPERTINO 3º e 5º 01
E.M. PAULO CORDEIRO MATUTINO 01

 Obs: Os professores poderão acompanhar a aplicação dos Simulados dentro das salas, ajudando da organização e disciplinamento dos alunos, mas não deverão ajudar os alunos que apresentarem dificuldade durante o processo.

 

ABAIXO FOTOS DA APLICAÇÃO DOS SIMULADOS

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s