Escolas da rede municipal de Bacurituba-MA realizam ações sobre o DIA DO MEIO AMBIENTE

Slide1 A SEMED de Bacurituba-MA deu incio no dia 05 de junho(segunda) ao PROJETO PEDAGÓGICO 2017 com a temática sobre o Meio ambiente. Este ano a COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA apresenta como Projeto macro para a rede pública de educação de Bacurituba o tema RESÍDIOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS: Escola e Sociedade na discussão sobre soluções viáveis para o cuidado com o lixo em Bacurituba-MA.

Slide2

Tanto as escolas da sede quando as da zona rural deram inicio as ações de conscientização e plantio de mudas . O projeto tem por objetivo Integrar escola e sociedade nas discussões e elaborações de propostas viáveis a soluções dos problemas referentes aos resíduos sólidos e líquidos do município de Bacurituba-MA.

Slide5

Para isso, o projeto visa a discussão com a comunidade escolar o problema do Lixo e a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida;

A escolas desenvolverão projetos pedagógicos interdisciplinares e transdisciplinares sobre a problemática dos resíduos sólidos e líquidos na comunidade em torno da escola;

Realizando pesquisas de campo para coleta de dados que servirão de material para a elaboração da proposta de solução para o problema em questão;

Ao final, as escolas irão presentar a comunidade escolar propostas viáveis para a solução dos problemas referentes aos resíduos sólidos e líquidos na comunidade.

O projeto está sendo desenvolvido em toda a rede municipal de educação do Município de Bacurituba-MA. Em que cada escola deverá realizar uma de pesquisa de campo e estudos teóricos realizados através de uma bibliografia especializada e selecionada sobre a problemática do lixo na comunidade onde ela está inserida.

Slide6

Os procedimentos metodológicos são divididos em três etapas:

Primeira –Base teórico-prático metodológica com a discussão com a comunidade escolar o problema do Lixo e a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida. Nesse momento, a escola irá apresentar o projeto pedagógico de cunho interdisciplinar e transdisciplinar e que será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2017;

Slide9

Segunda – Construção de instrumentos para coleta de dados: durante essa etapa, a escola realizará visitas com entrevistas na comunidade para identificar os problemas socioambientais e a partir daí, propor ações conjuntas que vislumbrem soluções possíveis e potenciais.

Slide6

Terceira – análise integrada dos dados: A terceira etapa, tem por objetivo apresentar a comunidade escolar dos dados coletados por meio da Mostra Pedagógica que além de apresentar o problema serão discutidas propostas viáveis para a solução dos problemas referentes aos resíduos sólidos e líquidos na comunidade, propondo uma gestão ambiental integrada para o manejo dos recursos naturais disponíveis na área, o controle e monitoramento desses recursos, garantindo planejamento e gerenciamento para melhorar as condições de sustentabilidade da população do município de Bacurituba-MA.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s